Renascer transmite orientações sobre nova gripe para as igrejas

24 de julho de 2009
Cartazes em murais, questionários para a liderança e avisos aos membros são algumas das ações promovidas pela Igreja

Uma onda de pânico tem tomado conta das pessoas por conta do número de infectados e de óbitos provocados pela gripe A H1N1, conhecida como gripe suína. Embora o Ministério da Saúde tenha registrado 18 mortes em conseqüência da nova gripe em todo país, as autoridades sanitárias dizem não haver motivos para preocupações, já que a letalidade da doença é baixa e considerada igual à da gripe comum.

Com nove óbitos, São Paulo é o estado que registra maior número de vítimas fatais, sendo quatro da capital e um da região de Campinas. Diversas ações têm sido aplicadas pelas autoridades para evitar a propagação da doença no país, como a instalação de gabinete de crise nos estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, este com o maior número de casos fatais depois de São Paulo.

Igreja Renascer

A Igreja Renascer em Cristo, por meio do Ministério Saúde Social, está desenvolvendo várias ações para esclarecer dúvidas sobre "a gripe A". Entre elas: divulgação a todos os bispos e pastores de um compêndio de perguntas e respostas com orientações em relação a essa pandemia; divulgação por meio de cartazes que serão afixados nas Igrejas Renascer; orientações sobre higiene e controle da doença em locais públicos; além de uma palestra com profissionais de saúde, especialmente infectologistas, aos pastores e bispos, que deve ocorrer em breve.

Antes de cada culto, a Renascer também traz informações aos seus membros sobre a questão. A principal delas está baseada em informações médicas e do Ministério da Saúde de que quadro atual não é motivo para pânico.

Aos seus bispos, pastores e oficiais, a Renascer tem orientado sobre conduta nos ambientes públicos e sobre higienização dos locais e objetos de uso comum, como sanitários e microfones. Um extenso questionário foi encaminhado para os mailings internos e grupos de contatos, além da utilização dos meios de comunicação disponíveis.

Veja as recomendações publicadas nos cartazes que estão nas Igrejas:
Onde se encontra o vírus no ambiente: Quando uma pessoa portadora espirra ou tosse, o vírus pode ficar nas superfícies lisas como maçanetas, dinheiro, papel, documentos, sempre que houver umidade. Já que o ambiente não será esterilizado, se recomenda priorizar e aumentar (extremar) a higiene das mãos.
Para evitar contágio: Não passar as mãos no rosto, olhos, nariz e boca. Não estar com gente doente. Lavar as mãos mais de 10 vezes por dia.
As pessoas resfriadas precisam ter maior atenção com relação aos sintomas. Elas devem usar máscaras e higienizar as mãos frequentemente.
Os cultos precisam ser feitos com portas e janelas abertas.
Manipulação de alimentos na cantina deve ser feita por pessoas com uso de máscaras e luvas.
Higienização dos banheiros deve ter atenção redobrada.
Higienização em microfones e objetos de uso comum devem ter atenção redobrada.
Usar álcool gel nos objetos e nas mãos.

Nossos profissionais do Ministério Saúde Social estão à disposição para esclarecimento de dúvidas pelo telefone (11) 2771-4340.

Comunicação Renascer Renascer transmite orientações sobre nova gripe para as igrejasTwitter!