Palavra

4 de abril de 2009
Palavra enviada pelo Dc Vinicius, do PA do Espaço Renascer. Vale a pena ler e ser ministrado.

Isaías 11.1-16

Este texto fala de Jesus, mais uma profecia messiânica de Isaías sobre quando Jesus Cristo viria. Tudo que esta escrito neste capítulo de Isaías ainda não aconteceu, por exemplo, uma criança brincando com uma serpente, uma áspide, que inclusive é uma espécie de serpente muito perigosa.

Mas a plenitude deste texto pode acontecer na sua casa. O mundo está uma loucura, como o apóstolo nos ministrou a 15 dias atrás, estamos no pior tempo de todos os tempos. Existe a crise financeira, as guerras no oriente médio, a faixa de Gaza, pais matando seus filhos, filhos matando seus pais, marido matando esposa, quer dizer o mundo esta virando uma loucura.

Mas a despeito do que esteja acontecendo no mundo esta palavra pode se cumprir na sua casa, você pode viver tudo o que esta no capítulo 11 de Isaías, porque a raiz de Jessé é Jesus Cristo.

Ap5:6 O Leão da Tribo de Judá é Jesus Cristo. Então, quando eu trago Jesus Cristo pra dentro da minha casa eu vivo Isaías 11. A minha casa se torna este ambiente maravilhoso que está descrito no texto, com todas as bênçãos e o manifestar dos Sete Espíritos de Deus.

Algumas características que estão dispostas neste texto nós precisamos viver como família, no nosso ambiente de trabalho, na igreja para que Jesus Cristo realmente esteja presente em nossas vidas.

A 1º característica de uma família que manifesta a presença de Jesus e dos Sete Espíritos de Deus está no versículo 3: ser justo (“E deleitar-se-á no temor do Senhor; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem decidirá segundo o ouvir dos seus ouvidos”).

Isto significa que, antes de xingar, bater ou crucificar eu vou orar. O que esta acontecendo? Porque a situação esta dessa forma?

Entenda a ação é espiritual. É espiritual antes de tudo porque tudo acontece primeiro no mundo espiritual.

Você acredito mesmo nesta verdade espiritual? Então porque quando o pneu do seu carro fura você xinga, quando chega a luta você bate a porta, fala alto e xinga?

Se você acredita que as coisas acontecem primeiro no mundo espiritual, você vai orar, jejuar e não agir com loucura não é mesmo?

A palavra fala “não julgará segundo a vista dos seus olhos”, então você vai julgar como? Por aquilo que está no teu espírito. Porém para julgar com o seu espírito você precisa ser uma pessoa espiritual, precisa orar, jejuar, precisa estar consagrado diante do Senhor. Não dá pra você viver pecando, fazendo tudo o que é mal e querer dizer “agora vai em nome de Jesus”. A palavra diz no livro de Salmos 24.3-4 “Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo?, Aquele que é limpo de mãos e puro de coração; que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.”

Então, pra que eu possa viver esta condição, eu preciso estar limpo diante do Senhor, ser justo e espiritual.

Em 2º lugar uma família que manifesta a presença de Jesus e dos Sete Espíritos de Deus vive a palavra, como está no versículo 4 (“mas julgará com justiça os pobres, e decidirá com eqüidade em defesa dos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará o ímpios”).

Qual é a vara que sai da boca de Jesus Cristo? É a espada, é a palavra do Senhor. Uma casa, uma família, uma pessoa que quer viver Isaías 11 precisa ter a palavra, precisa pregar, precisa orar junto.

Efésios 5.25-26 (“Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra”).

Marido, você lava a tua esposa pela palavra, então não tem como você não pregar na sua casa. Esta é a condição do sacerdote, ter palavra.

Eu vou habilitar a minha família com a palavra, na minha vida tem que ter a palavra, na minha casa tem que ter a palavra, senão vira a casa do ímpio ou coisa pior porque tem que ter comunhão, a família tem que ter um tempo para Deus falar.

A vara da sua boca, Jesus é a palavra, ele é o verbo que se fez carne, então você precisa ter a palavra na tua casa, você precisa pregar, você precisa orar, ensinar e fazer a obra.

Você precisa da espada, se você não tiver armado neste tempo a guerra vai entrar na tua casa porque só pelo fato de você ter a palavra, ou seja, estar armado faz com que a guerra fique do lado de fora.

Em 3º lugar pra que a presença de Deus seja manifesta na minha casa eu preciso ter fidelidade como está no versículo 5: (“A justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins”).

Malaquias 2.10-17 (“Não temos nós todos um mesmo Pai? não nos criou um mesmo Deus? por que nos havemos aleivosamente uns para com outros, profanando o pacto de nossos pais?; Judá se tem havido aleivosamente, e abominação se cometeu em Israel e em Jerusalém; porque Judá profanou o santuário do Senhor, o qual ele ama, e se casou com a filha de deus estranho; O Senhor extirpará das tendas de Jacó o homem que fizer isto, o que vela, e o que responde, e o que oferece dons ao Senhor dos exércitos; Ainda fazeis isto: cobris o altar do Senhor de lágrimas, de choros e de gemidos, porque ele não olha mais para a oferta, nem a aceitará com prazer da vossa mão; Todavia perguntais: Por que? Porque o Senhor tem sido testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, para com a qual procedeste deslealmente sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança; E não fez ele somente um, ainda que lhe sobejava espírito? E por que somente um? Não é que buscava descendência piedosa? Portanto guardai-vos em vosso espírito, e que ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade; Pois eu detesto o divórcio, diz o Senhor Deus de Israel, e aquele que cobre de violência o seu vestido; portanto cuidai de vós mesmos, diz o Senhor dos exércitos; e não sejais infiéis; Tendes enfadado ao Senhor com vossas palavras; e ainda dizeis: Em que o havemos enfadado? Nisto que dizeis: Qualquer que faz o mal passa por bom aos olhos do Senhor, e desses é que ele se agrada; ou: Onde está o Deus do juízo?”).

Fidelidade. Fidelidade entre homem e mulher. Fidelidade entre os irmãos. Você não pode andar traindo as pessoas, enganando. Você não pode falar uma coisa pensando em outra.

Fidelidade, pois não temos nós todos um mesmo Pai? Deus se aborrece quando você fica falando “parece que só o outro tem prosperidade, parece que o vizinho ímpio é melhor”, cadê o Deus do juízo? Cadê o Deus que faz? A justiça de Deus vai se manifestar.

Em 4º lugar para viver Isaías 11 você precisa fazer se cumprir na tua vida o versículo 9: você não pode fazer o mal: (“Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte; porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar”).

A sua casa, onde você está é o monte do Senhor porque ali há a presença de Deus. A palavra fala “não se fará mal nem dano algum”, então eu não posso fazer o mal, eu não posso querer o mal, na casa em que se manifesta os Sete Espíritos de Deus isto não acontece.

Na minha casa não pode haver o mal, então tem que ter palavra de benção, tem que ter atitude de benção, eu tenho que desejar a benção, porque a atitude começa com um pensamento que vira um sentimento e depois vira uma palavra e logo em seguida se torna uma atitude.

Agora se eu não tenho um pensamento bom, se eu não tenho um desejo bom, como é que eu vou ter uma atitude boa?

Em 5º lugar a casa que tem os Sete Espíritos de Deus é uma casa que recorre a Jesus, versículo 10: (“Naquele dia a raiz de Jessé será posta por estandarte dos povos, à qual recorrerão as nações; gloriosas lhe serão as suas moradas”).

Eu não recorro as instituições, ao dinheiro, eu não recorro ao chefe, eu recorro a Jesus. Eu vou orar, e o sacerdote, o servo de Deus sabe que Deus está trabalhando.

Davi, por exemplo, chorou tanto que até quiseram apedrejá-lo, mas ele pegou a estola sacerdotal e foi orar, foi consultar a Deus.

Você tem que saber que Deus vai agir, ainda que demore, ainda que custe, ainda que seja estreito você tem que permanecer, continuar.

Salmo 121 “Elevo os meus olhos para os montes, de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor” .

O teu socorro vem do Senhor, não vem de outro lugar, Jeremias 33.3 (“Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes”). Deus esta te implorando clame a mim que eu quero te falar coisas que você não sabe, mas você não clama.

Você esta clamando pra conta, você esta clamando pro pneu do carro, você esta clamando pra tudo mas não esta clamando para o Senhor e ele esta te falando clame a mim. Clame a mim que eu vou te responder, me pergunta que eu te falo, eu sei como resolver, eu sei como sair dessa situação, eu tenho a estratégia, eu tenho, o médico não tem, a palavra não fala clama ao médico e ele vai te responder. Deus é quem vai te responder, ainda que a resposta seja um recurso, uma conta paga.

O Senhor é meu refrigério, eu tenho que confiar nele, se eu confiar mais no pequeno do que no grande que é Deus eu estou cometendo idolatria.

Recorre a Jesus. Na Coréia do Norte, por exemplo, eles estão fazendo uma bomba nuclear, estão recorrendo a força nuclear, a força da carne, mas você vai recorrer a Jesus.

Imagina só todo mundo orando, imagina aquela sua colega de trabalho, sua chefe mala, o cara que freqüenta o centro de macumba, imagina todo mundo orando pela prosperidade da empresa. Todo mundo dando sete voltas na empresa na hora do almoço ou então ungindo que loucura seria.

Quando a tua casa inteira recorrer ao Senhor, em unidade esta palavra vai se cumprir. Mas se cada um remar para um lado oposto nada vai acontecer e ainda vão morrer afogados.

Pra sua casa ir pra frente vocês todos precisam recorrer a Jesus.


Quando eu vivo estas 5 características:

Em 1º lugar, você vai ser renovado, versículo 1 (“Então brotará um rebento do toco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará”).

Se você esta cansado desta mesma batalha, você será renovado.

Se você esta cansado desta mesma situação, você será renovado.

A raiz de Jessé vai entrar na sua casa e vai trazer um renovo, se prepara para o novo tempo do Senhor, se prepara para aquilo que Deus irá fazer, não será igual, será renovo.

Renovo e pegar o que estava velho e renovar, reciclar, não porque perdeu o valor mas porque Deus faz novas todas as coisas.

Deus vai renovar, vai trazer o novo e a glória da 2º casa é maior que a 1º.


Em 2º lugar, você tem a paz que excede todo o entendimento, Filipenses 4.7 (“e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus”); Isaias 11.6 (“Morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará; e o bezerro, e o leão novo e o animal cevado viverão juntos; e um menino pequeno os conduzirá”).

Que paz é essa? É uma paz que não dá pra entender, é uma paz que vem na hora da guerra, na hora que o pneu fura na Radial Leste.

Em meio a toda guerra e toda tribulação você terá paz, esta paz que excede todo o entendimento.


Em 3º lugar pra você haverá um caminho plano, versículo 16 (“Assim haverá caminho plano para e restante do seu povo, que voltar da Assíria, como houve para Israel no dia em que subiu da terra do Egito”).

Um caminho plano é um caminho que não tem pedra de tropeço, é um caminho que não tem armadilha de satanás aliás até tem armadilha mas você passa longe dela.

Vai ter luta mas o caminho é plano. Pra tudo tem jeito mas depende de você também, busca no Senhor, busca na igreja, ta cansado? Vai orar. Ta com dor de cabeça? Vai orar.

Depende de você. A fé sem obras é morta.

Ouça o profeta, quando o profeta falar não vire o rosto, não fique dodói, ouça o profeta.

Tem profeta na igreja, tem palavra no altar.

Fonte: Nomover PalavraTwitter!